Close

8 maneiras de deixar seu computador mais rápido sem precisar instalar nada Rio de janeiro RJ

Ter um computador mais rápido faz toda a diferença no seu dia a dia, principalmente se você usa a máquina como principal meio de trabalho. É comum que com o tempo, o PC fique mais lento mesmo, dificultando bastante a vida do usuário.

Mas, além do tempo de uso, existem outros motivos para essa lentidão acontecer, pode ser o HD lotado, necessidade de uma limpeza no sistema, programas rodando em segundo plano, e muitas outras possibilidades.

Fatores como esses citados, podem fazer uma diferença enorme da rotina de uso do computador, abrir um site de busca pode levar séculos, por exemplo, e isso reduz a produtividade do usuário.

Por isso, separamos algumas dicas e recomendações para deixar o seu computador mais rápido, e sem precisar instalar nenhum outro aplicativo. Acompanhe o artigo para ver melhorar o desempenho da sua máquina.

Limpeza do cache

Uma limpeza no sistema do computador é altamente recomendado para melhorar a sua performance. O acúmulo de cache acontece porque durante o uso e o acesso à internet, a máquina acumula arquivos temporários, relatórios de erro ou arquivos ainda mais desnecessários para guardar no sistema.

Isso sobrecarrega o espaço interno sem que o usuário perceba. O ideal é deletá-los, e o sistema Windows possui uma ferramenta própria para isso. É necessário acessar o menu iniciar e selecionar a opção “acessórios”.

Depois, escolha a opção “ferramentas do sistema” e “limpeza do disco”. Será feita uma análise, e após, marque os itens que quer limpar, ao concluir, aperte em “ok”. Cada item mostra o espaço que ocupa no seu computador.

Remova os vírus

Outra causa bem comum para a lentidão do computador são os vírus. É muito comum que eles fiquem rodando o sistema enquanto você utiliza algum programa. Eles são conhecidos como malwares e são programas bem maliciosos, executados sem autorização.

Para evitar esse tipo de problema, tenha sempre o antivírus atualizado e faça verificações periodicamente. Dessa forma, é possível detectar e eliminar o intruso na sua máquina, e reduzir riscos de ataques e invasões.

Além disso, fazer uma varredura contribui para deixar o sistema mais leve e rodar os programas principais.

Desinstalar programas

Para realizar a limpeza, não vai ser preciso instalar nada, só desinstalar. Para deixar a máquina mais rápida, excluir programas que não são mais usados ou necessários é a saída.

Isso pode ser feito pelo computador, naturalmente, para remover navegadores, programas de torrents, entre outros. Para isso, é necessário acessar o “painel de controle” e clicar em “programas”, seguido por “desinstalar programas”.

Nessa parte, é só clicar nos aplicativos que você deseja apagar e confirmar a exclusão em “desinstalar”, fazendo a mesma ação em todos os programas que deseja excluir. Ao finalizar, é recomendado reiniciar a máquina.

Armazenamento na nuvem

Atualmente, guardar os arquivos na nuvem são meios de otimizar o espaço no seu computador e ainda deixá-lo mais rápido. É uma boa alternativa para isso. Além disso, é essencial que os arquivos não fiquem somente no computador, nunca se sabe quando vai parar.

Por isso, é importante que documentos e fotos estejam armazenados em mais lugares além da máquina. O ideal é colocar na nuvem para garantir a segurança e liberar o espaço no PC, e ocasionalmente, melhorar a performance.

Entre os serviços da nuvem mais populares estão o Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Desfragmentação do disco

Para deixar o sistema mais simples, alguns usuários optam por fazer a desfragmentação de disco. No qual, o processo agrupa os elementos soltos pelo sistema e organiza os dados para que tenham a melhor performance quando o usuário desejar.

Esse processo também está disponível no sistema Windows, e para ter acesso, vá até o menu iniciar e clique em “acessórios”, seguido por “ferramentas do sistema” e “desfragmentador de disco”.

Vá em “analisar disco” para iniciar o processo e em “desfragmentar disco” depois de concluir. Essa ação pode levar algumas horas para concluir, e é indicado deixar isso rolando durante a noite, enquanto não há movimentações no sistema.

No fim, reinicie o computador e pronto.

Atualizações

O sistema avisa, de forma bem insistente, que necessita de atualizações. Então, quando essas notificações aparecerem, não as ignore. Por mais que seja inconveniente, essas atualizações são importantes para a sua máquina.

Por meio delas, é possível que a desenvolvedora do sistema operacional consiga corrigir erros e bugs que podem atrapalhar o desempenho e performance do seu computador. É essencial até mesmo para o seu trabalho que a sua máquina esteja sempre atualizada.

Se não quiser realizar a atualização na mesma hora que recebeu a notificação, é possível fazer o agendamento para mais tarde, basta deixar o computador até a hora indicada e realizar os updates.

Analisar o desempenho

Se quiser ficar atento ao desempenho da sua máquina, o gerenciador de tarefas do Windows é a ferramenta que mostrará, em números e gráficos, o quanto está sendo consumido do CPU e da memória RAM.

Dessa forma, é possível ter uma ideia caso tenha algum problema a vista no desempenho. Para acessar o gerenciador, use o comando no teclado “CTRL+ALT+DEL” e clique na opção “gerenciador de tarefas”, seguido pela aba “desempenho”.

Quando os dados surgirem, é indicado observar o nível de consumo de cada item mostrado, sendo possível ver cada aplicação do equipamento e o quanto isso afeta o sistema, entre outras ações.

Remover inicialização automáticas dos programas

Muitos programas possuem a configuração para iniciarem automaticamente sempre que o sistema for iniciado, e isso contribui para que o processo fique mais lento. Mas é possível desfazer isso.

Para escolher os programas que irão manter essa função, vá até a aba “executar” no menu iniciar e digite “services.msc”. Uma lista de programas que são executados automaticamente irá aparecer, junto com os que também são manuais.

Clique duas vezes nos softwares que está rodando e você deseja que pare, faça a alteração para manual ou desativado e confirme no “ok”.

Enquanto o comando “msconfig” no menu executar, mostra quais softwares são inicializados pelo sistema. Vá até a aba “inicialização de programas” e faça a alteração nos que você não quer que inicie junto com o sistema.

É indicado não realizar essa ação com antivírus, conexões de Wi-Fi e funções de suma importância para o sistema.

Por fim, a manutenção preventiva da máquina também contribui para que a máquina fique mais rápida. Não deixe para fazer isso com urgência, venha até a Easynet para otimizarmos a sua máquina.

A Easy Net, além de consertar ela também vende todos esses produtos para nossos clientes com total segurança, compre conosco sem sair de casa!

Related Posts

Entrar em contato!