Close

5 dicas para comprar um SSD para seu Notebook rio de janeiro rj

5 dicas para comprar um SSD para seu Notebook

A Easy Net, especializada em conserto e reposição de peças, também fornece para seu clientes peças para compra e reposição. Veja as nossas dicas, mas pode comprar conosco com total segurança!

O SSD se tornou uma peça fundamental nos notebooks atuais. Esse novo tipo de armazenamento é mais rápido que os regulares, em quesitos como ligar a máquina e abrir os aplicativos, mas ainda é muito difícil de se ver nos aparelhos vendidos no Brasil.

Algumas marcas possuem modelos com entradas para instalarem o SSD, no qual o usuário pode fazer por conta própria. Mas isso é um desafio. Às vezes, o desafio é comprar a peça que é própria, de fato, para o notebook em questão.

Para auxiliar nessa procura e instalação do SSD, separamos algumas dicas para quem está buscando essa peça para comprar.

  • Compatibilidade

Atualmente, todos os notebooks fabricados aceitam o SSD, mas é preciso se atentar em quais tipos esses modelos são compatíveis. 

Existem dois tipos de SSD. O mais popular é conhecido como SATA, esse nome se deve ao cabo que conecta a peça ao notebook. 

O segundo é conhecido como M.2, também devido ao conector da peça a máquina, e é menor que o primeiro. Normalmente, vem instalada nos notebooks direto da fábrica.

Determinados modelos possuem entrada para o SSD M.2, ou seja, uma vantagem para o usuário. Dessa forma, ele pode instalar a peça e usar em conjunto com o HDD.

Uma dica é usar o SSD para os programas mais pesados e mais exigentes, como jogos e aplicativos de edição, e liberar o HDD para arquivos pessoais, como fotos, vídeos e músicas.

Mas se o modelo não possui essa entrada, é necessário trocar o HDD por um SSD SATA 2.5”. O aparelho terá apenas um armazenamento e com o custo muito alto. Para ter a peça mais rápida e mais moderna, o preço pode ser cinco vezes maior do que um HD convencional. 

É uma conta que o usuário deve fazer para saber o custo benefício.

Mas em contrapartida, o mesmo SSD funciona em todos os aparelhos, independente da marca. Pode ser Samsung, Dell, Acer, entre outros.

  • Adaptador Caddy

O adaptador caddy serve para subsistir e converter a entrada de DVD nos notebooks, liberando mais espaço para um outro HDD ou SSD. A instalação é simples e a peça é confiável.

Com ele, é possível usar o formato SATA com o HDD no mesmo notebook. O único ponto baixo é que a máquina não terá mais um leitor de DVD, mas se pensarmos logicamente, isso já caiu em desuso e você nem sentirá falta, o que fortalece ainda mais a troca.

Antes de sair comprando e trocando o adaptador, preste atenção no tamanho ideal da peça para o seu modelo de notebook. E não instale o SSD no próprio caddy, a conexão nele é mais lenta e pode prejudicar a velocidade do produto.

  • Os SSD M.2

Existem três tipos de SSD M.2, então, para saber qual o ideal, preste atenção na placa mãe do seu notebook suporta. 

O com a chave B é um deles, com o protocolo SATA 3. Outra opção é o com a chave M, no qual o protocolo é o NVMe, e o terceiro é a combinação dos outros dois protocolos, a chave B+M.

Sendo que a fabricação dos modelos que aceitam a chave B está sendo interrompida. Logo, os notebooks mais recentes possuem a entrada com chave M ou B+M. 

O SSD de notebook NVMe tem uma taxa de transmissão de dados três vezes maior que os outros modelos convencionais. Isso significa que o sistema ficará bem rápido, podendo atingir a velocidade de 3.200 MB/s de leitura e 1.500 MB/s de escrita. No SSD regular, essa velocidade é de 545 MB/s e 465 MB/s, respectivamente.

O armazenamento híbrido é uma forma de aprimorar o desempenho da máquina, mas sem gastar uma fortuna. A dica é investir num SSD de menor capacidade para não prejudicar o armazenamento. 

Mas se seu notebook tem a opção de instalar dois tipos de armazenamento, a dica é escolher um SSD de 128 GB ou 256 GB, e reservá-lo para o sistema operacional e programas, jogos e aplicativos mais pesados. Enquanto o HDD pode ser poupado para arquivos pessoais, como fotos, vídeos e músicas.

  • Marca confiável

Não vá pelo mais barato. No momento de escolher qual SSD levar para o seu notebook, fique com a marca mais confiável. Dessa forma, a peça entregará o melhor desempenho.

Existem inúmeras marcas desconhecidas, para evitar isso, escolha as mais famosas e com melhor histórico aqui no Brasil. Elas também possuem muitas opções.

Entre as mais famosas e com o melhor histórico, destacam-se a Crucial, a Samsung, a Kingston, a WD Western, a Sandisk e a Lexar.

  • Confira se o notebook tem entrada para SSD

Atualmente, muitos notebooks possuem entradas mais fáceis até os principais componentes, como a memória RAM e HDD. Isso facilita a instalação do SSD SATA, qualquer usuário pode fazer e sem um especialista. É literalmente só abrir uma tampa, retirar um e colocar o outro.

Mas alguns modelos não possuem essa facilidade, então a instalação precisa ser com o SSD M.2. O processo  se resume a tirar toda a parte traseira em busca da placa mãe. Existem tutoriais explicando, isso prova que não é algo complicado. Mas se você não se considera completamente alienado a essas ações, procure a Easy Net.

Nós buscamos seu notebook em casa e realizamos o serviço com o melhor orçamento do mercado. Estamos em diversos endereços do Rio de Janeiro e com clientes extremamente satisfeitos, por isso, somos a melhor assistência técnica de notebook.

Entre em contato com a gente.
A Easy Net, especializada em conserto e reposição de peças, também fornece para seu clientes peças para compra e reposição. Compre conosco com total segurança!

Entrar em contato!